Abu abdullan Monhammed bem Musa Al-Khwarizni, nasceu em Kowarezm, região a Sul do mar Amaral, local que atualmente é parte do Uzbequistão, no ano de 780 a. C. Embora se conheça muito pouco da sua história de vida, sabe se que ele era Árabe e foi um dos primeiros matemáticos a trabalhar na Casa da Sabedoria, em Bagdad, durante os 10 anos de reinado do Califa Al-Mamum. E não foi encontrada em registros a sua filiação.
Em sua biografia ressaltam-se suas obras trabalhos e influências na sociedade, pouco se fala sobre a sua carreira estudantil, família e sua infância foram ocultadas pelo transcorrer da história. No entanto, tudo que é conhecido sobre ele até hoje se inicia com desejo do Califa Al-Mamum de transformar seu reino num centro de conhecimentos, onde fosse possível dominar todas as áreas do saber, e para realizar o que tencionava, o Califa reuniu em Bagdá os maiores sábios muçulmanos daquela época. Constando entre tais AL-Khowarizmi considerado o maior matemático árabe de todos os tempos. Além de sua dedicação a matemática, também escreveu sobre astronomia e revisou a geografia de Ptolomeu. Fez muitas traduções de livros indianos, o que o levou a maior descoberta no campo da matemática, que é o sistema de numeração decimal, o próprio ficou tão impressionado a utilidade daqueles dez algarismos, que resolveu escrever um livro “Algoritmi de numero Indorum” onde continha todo o funcionamento desse sistema. E foi esse livro o responsável pela inserção do sistema indo-arábico na Europa.
Esse tributo matemático de AL-Khowarizmi, embora muito valioso não foi o único, ele também apresentou a primeira solução sistemática da equações lineares e quadráticas, chagando a compartilhar com Diofante o crédito de ser considerado o criados dos estudos algébricos, causando grandes impactos a linguagem. Ele estabeleceu seis tipos de equações algébricas que ele mesmo solucionou em seu livro, em espanhol guarismo, que ao passar para o francês se tornou logarithme, deu origem ao termo moderno Logaritmos. Outra curiosidade era o termo usado por ele e outros matematicos muçulmans “xay” que significa coisa, que deu origem ao “X” da algébra atual.
Enfatizando com mais fervor a sua participação e contribuição matemática, é inusitado lembrar que ele também fez grandes descobertas sobre geometira, e numa tentativa de provar que a terra era redonda no século IX, ele foi um dos astronomos que participou da operação Geodésica (a medição do comprimento de um grau terrestre).
Os escritos e descobertas de al-khwarizmi foi concerteza primordial para o desenvolvimeto da matemática moderna, mesmo que as escolas ao estudarem matemática ainda não paresente a bibliografia de seus matemáticas não existiria todo curriculo escolar do 8º ano sem o legado dos conehecimentos desse magnífico matematico juntamente com Diofante, ou tão pouco usariamos a moeda brasileira, que em sua menor parte reprenta se em sistema decimal, e todo os uso dos sistema de numeração usado atualmente na maior parte do globo terrestre. Embora al-khwarizmi tenha vivido apenas até 850 a.C, deixou ao mundo conhecimentos de valor inestimável.
Contudo, al-khwarizmi assim, como outros matemáticos que vindouros, utilizou-se de conhecimentos de outros matemáticos, como Diofantes, outros estudiosos que ali se esontravam contratados pelo Califa, e indianos dos quais ele traduzia livros. No entanto isso não faz desmerecer o titulo de gande matemático que se tornou, apenas mostra o quão sábio foi.
Pelos acadêmicos: Ana Cristina Vieira Santos; Ailton de Jesus Santos; José Aercio Oliveira ; Rose Glécia Vieira Santos