A gente chama de fracionários aqueles números que não são números inteiros. Números inteiros são númeroos exatos, como 1; 2 ou 57 ou até mesmo 193. 679. 032. Se você perguntar quantas pessoas tem na sua escola, você sempre receberá a resposta com um número inteiro, como por exemplo 421, porque não dá para ter meia pessoa na sua escola. É claro que algumas delas podem ser meio estúpidas, mas isso já é outra coisa.
As frações entram em cena quando o valor ao qual você está se referindo é só um pedacinho maior que um número inteiro, mas ao mesmo tempo ele é um pouquinho menor que o próximo número inteiro. Por exemplo: sete e meio é um pouco maior que sete, mas não chega a ser grande o suficiente para ser oito.
Pessoas mais sensíveis escrevem um meio desde jeito: 1/2. Mas as calculadoras não podem fazer isso porque elas não conseguem escrever os números um embaixo do outro, com um tracinho no meio. O que as calculadoras fazem é dividir 1 por 2 e mostrar a resposta assim: 0,5. Pelo menos o exemplo escolhido é fácil e simples e significa exatamente a mesma coisa, mas existem alguns números fracionários que mesmo as melhores calculadoras, as mais chiques, não conseguem calcular o valor exato. Na verdade....
POSKITT. Kjartan.Matemática Mortífera, editora melhoramentos, 6ªedição.2009. São Paulo. P.39.
Conheço essas bolachas... Nem me convidaram para assistir essa aula de fração... (Coordenadora Mônica)
ResponderExcluir